GRUPO |
COMPETÊNCIAS |
DEFINIÇÃO |
ASPECTO |
Conduta |
Atuação |
Capacidade de avaliar e examinar as situações de forma minuciosa e crítica, agindo de acordo com os princípios e normas de conduta ética em defesa do interesse público, previstos na legislação, especialmente o disposto no Estatuto do Funcionário Público. |
Apresenta pensamento crítico que permite a análise das situações, sendo íntegro e justo, agindo de acordo com princípios éticos, da legalidade e da transparência e do interesse público. |
Relações Humanas |
Trabalho em Equipe |
Capacidade de integração com outros profissionais, mantendo postura respeitosa, participativa e cooperativa, agindo em prol da coesão do grupo, harmonizando interesses e visando alcançar objetivos comuns. |
Troca experiências e informações relacionadas à(s) atividade(s) que apoia e/ou executa com os membros da equipe, contribuindo para o desenvolvimento do grupo e o alcance dos objetivos. |
|
Relacionamento Interpessoal |
Capacidade de se relacionar com as pessoas dos diversos níveis hierárquicos, respeitando a diversidade sociocultural e as opiniões a fim de manter o ambiente de trabalho produtivo e agradável. |
Comporta-se de forma agregadora, participativa, respeitosa e cordial. |
|
Comunicação |
Capacidade de se comunicar nas diversas formas, de maneira clara, objetiva e coerente, bem como capacidade de ouvir e de dar respostas consistentes. |
Ouve as pessoas e expressa suas ideias com lógica, objetividade e clareza, seja por escrito ou oralmente. |
Eficiência |
Qualidade do Trabalho |
Capacidade para realizar as tarefas que lhe foram delegadas, preocupando-se com a qualidade e consistência, evitando o retrabalho. |
Desenvolve suas atividades de forma completa, precisa e criteriosa, assegurando a qualidade e otimizando o tempo. |
Dedicação ao Serviço |
Comprometimento |
Capacidade de assumir compromissos, cumprir obrigações e responder pelos resultados decorrentes de suas decisões, contribuindo para que os objetivos estabelecidos pela sua área e pela Sefaz-SP sejam alcançados. |
Aplica e disponibiliza sua expertise e conhecimentos técnicos, responsabilizando-se pela execução do seu trabalho e opiniões profissionais. |
Subordinação |
Respeito à hierarquia |
Capacidade de acatar as ordens e demandas da chefia no cumprimento dos objetivos de sua área de trabalho, observando as normas. |
Acata com presteza as demandas da chefia e observa as normas estabelecidas pela Organização e pela sua área de trabalho. |
Aptidão |
Iniciativa |
Capacidade de identificar oportunidades para atuar de forma proativa, propor soluções inovadoras diante de situações diversas e propiciar melhorias nos resultados. |
Age de forma espontânea e proativa, antecipando-se aos fatos e apresentando soluções e propostas de encaminhamento. |
|
Autodesenvolvimento |
Capacidade de buscar, produzir, aplicar e disseminar novos conhecimentos. |
Investe no autodesenvolvimento, tendo iniciativa para aprender coisas novas e aplicando tais conhecimentos no trabalho. |
Responsabilidade |
Cumprimento de prazos |
Capacidade para administrar as pressões associadas à sua rotina e executar suas tarefas, reconhecendo a necessidade de cumprimento dos prazos estabelecidos. |
Gerencia o volume de trabalho sob sua responsabilidade e administra problemas inesperados e urgentes, cumprindo os prazos determinados. |
Assiduidade |
Pontualidade |
Cumpre os horários de trabalho. |
Apresenta-se pontualmente, respeitando os horários de trabalho. |
|
Frequência |
Cumpre a jornada de trabalho. |
Comparece regularmente ao seu local de trabalho, respeitando o cumprimento da carga horária. |
Conceito |
Descrição |
Nível 6 - Sempre Supera às Expectativas |
O desempenho do avaliado é muito consistente (constante, estável) e sempre supera as expectativas com relação à competência avaliada. Sua qualificação nesta competência contribui de forma excepcional na unidade que trabalha. É reconhecido como uma referência nessa competência, de acordo com a complexidade da função. |
Nível 5 - Frequentemente Supera às Expectativas |
O desempenho do avaliado muitas vezes supera as expectativas com relação a competência avaliada. Sua qualificação nesta competência faz com que seu trabalho seja considerado excelente. |
Nível 4- Atende às Expectativas |
O desempenho do avaliado demonstra atendimento às expectativas com relação à competência avaliada. Sua qualificação nesta competência faz com que seu trabalho seja considerado bom. |
Nível 3 - Atende Parcialmente às Expectativas |
O avaliado atende parte das exigências feitas com relação a competência avaliada. Sua qualificação nesta competência faz com que seu trabalho seja considerado regular. |
Nível 2 - Abaixo das Expectativas |
O desempenho do avaliado raramente atende às expectativas com relação à competência avaliada. Sua qualificação nesta competência faz com que seu trabalho seja considerado insatisfatório. |
Nível 1 - Não atende às Expectativas |
O desempenho do avaliado não é consistente e não atende as expectativas com relação à competência avaliada. Necessita de progresso considerável. |