AFISCOM

PROTOCOLO ICM 13/84 - DOU de 13-09-84

Revogado a partir de 18.11.85 pelo Prot. ICM 29/85.

Aprova Manual de Orientação previsto no Convênio ICM 01/84, de 8 de maio de 1984.

O Ministro da Fazenda e os Secretários de Fazenda ou Finanças dos Estados e do Distrito Federal, na 35ª Reunião Ordinária do Conselho de Política Fazendária, realizada em Brasília, DF, no dia 11 de setembro de 1984, resolvem celebrar o seguinte

PROTOCOLO

Cláusula primeira - Acordam os signatários em aprovar o Manual de Orientação, anexo, contendo instruções técnicas e operacionais necessárias à aplicação das disposições do Convênio ICM 01 /84, de 8 de maio de 1984.

Cláusula segunda - Este Protocolo entrará em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial da União.
Brasília,DF, 11 de setembro de 1984.
Signatários: Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

MANUAL DE ORIENTAÇÃO/84 AO CONVÊNIO ICM 01/84
Dispõe sobre a emissão de documentos fiscais e a escrituração de livros fiscais por contribuinte usuário de equipamento de processamento de dados.
INSTRUÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DE INFORMAÇÕES EM MEIO MAGNÉTICO E EM FORMULÁRIOS CONTÍNUOS
Obs.: Este Manual não foi conferido com o original
ÍNDICE

 

PÁG.

APRESENTAÇÃO.

 

DEFINIÇÃO DOS TERMOS UTILIZADOS NO MANUAL

 

QUEM ESTÁ SUJEITO A APRESENTAR INFORMAÇÕES

 

CRITÉRIOS BÁSICOS

 

INSTRUÇÕES GERAIS

 

PEDIDO DE UTILIZAÇÃO DE PROCESSAMENTO - MODELO E INSTRUÇÕES

 

DE PREENCHIMENTO

 

DADOS TÉCNICOS DE GERAÇÃO DO ARQUIVO

 

ETIQUETA DE IDENTIFICAÇÃO DO ARQUIVO

 

ESTRUTURA DO ARQUIVO MAGNÉTICO

 

DESCRIÇÃO E MODELO DE GABARITO DO REGISTRO TIPO 1 - MESTRE

 

DO ESTABELECIMENTO

 

DESCRIÇÃO E MODELO DE GABARITO DO REGISTRO TIPO 2 - TABELA DE

 

CÓDIGOS EMITENTES

 

DESCRIÇÃO E MODELO DE GABARITO DO REGISTRO TIPO 3 - TABELA DE

 

CÓDIGOS DE MERCADORIAS

 

DESCRIÇÃO E MODELO DE GABARITO DO REGISTRO TIPO 4 - ITEM DE NOTA

 

FISCAL

 

DESCRIÇÃO E MODELO DE GABARITO DO REGISTRO TIPO 5 - TOTAL DE

 

NOTA FISCAL

 

DESCRIÇÃO E MODELO DE GABARITO DO REGISTRO TIPO 6 - NOTA FISCAL

 

DE VENDA A CONSUMIDOR E SUBSTITUIÇÃO LEGAL

 

DESCRIÇÃO E MODELO DE GABARITO DO REGISTRO TIPO 9 - TOTALIZAÇÃO

 

DO ARQUIVO

 

RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO

 

MODELO DE LISTAGEM DE ACOMPANHAMENTO

 

RECIBO DE ENTREGA

 

FORMA, LOCAL E PRAZO DE APRESENTAÇÃO

 

DEVOLUÇÃO DO ARQUIVO MAGNÉTICO

 

MODELOS DOS LIVROS FISCAIS EM FORMULÁRIO CONTINUO

 

 

APRESENTAÇÃO

Este Manual visa orientar a execução dos serviços de emissão de documentos e a escrituração de livros fiscais por contribuintes usuários de equipamentos de processamento eletrônico de dados, na forma estabelecida pelo Convênio ICM 01/84.

Contém instruções de preenchimento do pedido de autorização para utilização de processamento de dados e forma de fornecimento à Fiscalização da Secretaria da Receita Federal e às das Secretarias de Fazenda ou Finanças dos Estados e do Distrito Federal das informações abaixo, assim como, instruções de preenchimento do respectivo recibo de entrega.

 

I - EM MEIO MAGNÉTICO

Registros Fiscais

Tabela de Códigos de Emitentes

Tabela de Códigos de Mercadorias

2 - EM FORMULÁRIO CONTINUO

Livros Fiscais

DEFINIÇÃO DOS TERMOS UTILIZADOS NO MANUAL

Neste Manual onde se lê "Nota Fiscal" entenda-se por "Documento Fiscal".

Tabela de Códigos de Mercadorias refere-se à Lista de Códigos de Produtos.

QUEM ESTÁ SUJEITO A APRESENTAR INFORMAÇÕES

Os estabelecimentos contribuintes do IPI e/ou ICM (Indústria, Comércio Atacadista e Varejista) que obtiveram autorização para emissão de documentos fiscais através de processamento de dados, obedecidas as disposições do Convênio ICM 01/84, estão sujeitos à apresentação de informações fiscais em meio magnético e emissão dos livros fiscais em formulário continuo de acordo com as especificações indicadas neste Manual.

CRITÉRIOS BÁSICOS

Os estabelecimentos devem fornecer, quando solicitados pela Fiscalização Federal e/ou Estadual, as respectivas informações em meio magnético, de acordo com as categorias e condições abaixo:

1. Estabelecimentos cujo valor contábil anual de saídas, no exercício de apuração, seja igual ou superior a 360.000 (trezentas e sessenta mil) Obrigações Reajustáveis do Tesouro Nacional (ORTN's).

1.1. Se industrial, ou a ele equiparado pela legislação federal ou atacadista:

a) escrituração por sistema de processamento de dados dos livros Registro de Entradas, Registro de Saídas e Registro de Controle da Produção e do Estoque, facultada, quanto a este, a utilização de controle quantitativo, pelo mesmo sistema, nos termos do Ajuste SINIEF nº 2/72 de 23 de novembro de 1972;

b) manutenção do arquivo magnético pelo prazo de 1 (um) ano, contado da data da efetiva escrituração da totalidade das operações realizadas durante o respectivo exercício de apuração, dos registros de dados dos documentos fiscais.

1.2. Se varejista:

a) Escrituração por sistema de processamento de dados do Livro Registro de Entradas;

b) Manutenção do arquivo magnético pelo prazo de 1 (um) ano, contado da data da efetiva escrituração da totalidade das operações realizadas durante o respectivo exercício de apuração, dos registros de dados dos documentos fiscais correspondentes às entradas de mercadorias .

2. Estabelecimento cujo valor contábil anual de saídas, no exercício de apuração, seja menor que 360.000 (trezentas e sessenta mil) Obrigações Reajustáveis do Tesouro Nacional (ORTN's):

a) Escrituração por sistema de processamento de dados do livro de Registro de Saídas;

b) Manutenção do arquivo magnético pelo prazo de 6 (seis) meses, contados data do término da efetiva escrituração da totalidade das operações realizadas pelo contribuinte durante o período de apuração.

INSTRUÇÕES GERAIS

Os arquivos de Registros Fiscais deverão ser fornecidos à repartição fiscal em um dos seguintes meios magnéticos:

a) fita magnética;

b) disco flexível (diquete) de 8" (Protocolo SERPRO x ABICOMP);

c) disco flexível (diquete) de 5 1/4".

Consultar a repartição do Fisco Estadual, para verificar a possibilidade de aceitação, nas seguintes hipóteses:

1) fornecimento das informações em qualquer outro meio magnético diferente dos relacinados nos itens acima;

2) quanto à alínea "a", caso o contribuinte disponha de equipamento de unidade de fita com densidade de gravação diferente da especificada neste manual;

3) quanto à alínea "c", para estabelecimento de padrão de gravação.

Os estabelecimentos enquadrados no subitem 1.1 dos critérios básicos estão obrigados fornecer as informações a nível de item de Nota Fiscal.

 

FALTA GUIA DE PEDIDO DE AUTORIZAÇÃO DE PROCESSAMENTO DE DADOS

 

INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO DO PEDIDO

ITEM 01. CARIMBO DE INSCRIÇÃO ESTADUAL

Apor, de forma legível, o carimbo de inscrição estadual quando exigido pela legislação do Estado.

ITEM 02. MOTIVO DE PREENCHIMENTO

AUTORIZAÇÃO - assinalar com " x " no caso de pedido inicial de autorização para utilização de processamento de dados, inclusive na hipótese de adequação do sistema nos termos do convênio.

ALTERAÇÃO - assinalar com " x " quando se tratar de alteração de qualquer informação no pedido anterior, de autorização, preenchendo todos os campos do formulário.

DESISTÊNCIA - assinalar com " x " quando se tratar de desistência de utilização de processamento de dados, preenchendo apenas os campos de identificação do estabelecimento e do declarante.

ITEM S/N - PARA USO DO PROCESSAMENTO

Não preencher

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO E ENDEREÇO DO CONTRIBUINTE

ITEM 03. CGC (Nº BÁSICO/ORDEM - DV)

Preencher com o nº de inscrição completo (Nº Básico/Ordem e DV) do CGC do

Ministério da Fazenda.

ITEM 04. INSCRIÇÃO ESTADUAL

Preencher com o nº de inscrição estadual.

CÓDlGO DE ATIVIDADE ECONÔMICA ESTADUAL

Preencher com o código de atividade econômica estadual.

ITEM 05. FIRMA OU RAZÃO SOCIAL/NOME

Indicar, evitando abreviar, o nome do estabelecimento declarante.

ITEM 06 a 08. ENDEREÇO DO ESTABELECIMENTO

Colocar dentro de cada item apenas o que está sendo solicitado.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

ITEM 09. PORTE DO ESTABELECIMENTO (VALOR CONTÁBIL ANUAL DE SAÍDAS)

Indicar com " x " o porte no qual se enquadra o estabelecimento solicitante.

ITEM 10. DOCUMENTOS FISCAIS

Indicar com " x " o(s) documento(s) fiscal(is) a ser(em) processado(s) pelo sistema.

ITEM 11. LIVROS FISCAIS

Indicar com " x " o(s) livro(s) fiscal(is) a ser(em) emitido(s) pelo sistema.

UNIDADE DE PROCESSAMENTO DE DADOS

ITEM 12. PRÓPRIA/ DE TERCEIROS

Indicar com " x " se o processamento de dados é executado pela própria empresa ou por terceiros.

ITEM 13. INSCRIÇÃO ESTADUAL

Preencher com a inscrição estadual, se houver, da unidade de processamento de dados.

ITEM 14. INSCRIÇÃO MUNICIPAL

Preencher com a inscrição municipal, se houver, da unidade de processamento de dados.

ITEM 15. CGC (Nº BÁSICO/ORDEM - DV)

Preencher com o nº de inscrição completo (Nº Básico/Ordem e DV) da unidade de processamento de dados, se houver.

ITEM 16. FIRMA OU RAZÃO SOCIAL/NOME

Indicar, evitando abreviar, o nome do estabelecimento da unidade de processamento de dados.

ITEM 17 a 19. ENDEREÇO DA UNIDADE DE PROCESSAMENTO DE DADOS

Colocar dentro de cada item apenas o que está sendo solicitado.

ITEM 20. LOCALIZAÇÃO DO ARQUIVO

Indicar o endereço de localização do arquivo fiscal.

CONFIGURAÇÕES DO EQUIPAMENTO

Informar, como indicado, as configurações dos equipamentos de processamento de dados.

ITEM 21. RECEPÇÃO

Espaço destinado ao Agente Receptor do Fisco Estadual para registrar a recepção do Pedido de Autorização para Utilização de Processamento de Dados (Convênio ICM 01/84).

ITEM 22. DESPACHO

Espaço destinado ao Despacho da autoridade do Fisco Estadual.

DECLARANTE

LOCAL

Indicar o local de domicílio fiscal do declarante

DATA

Preencher com a data de entrega do Pedido de Autorização

NOME DO RESPONSÁVEL

Indicar o nome do responsável pelo estabelecimento

TELEFONE

Preencher com o nº do telefone

ASSINATURA

Destinado à assinatura do responsável

CPF

Indicar nº de inscrição, no CPF, do responsável

FORMA DE ENTREGA E DESTINAÇÃO DAS VIAS

O Pedido de Autorização será preenchido em 4 (quatro) vias e entregue à Repartição competente do Fisco Estadual que, após o despacho de autorização, reterá a via original e uma cópia e devolverá as duas restantes, às quais o requerente deverá dar a seguinte destinação: uma via à Divisão de Informações Econômico-Fiscais da Delegacia da Receita Federal a qual está subordinado e uma via como comprovante da autorização.

DADOS TÉCNICOS DE GERAÇÃO DO ARQUIVO

A - FITA MAGNÉTICA

- Organização

- Fator de Bloco

- Tamanho do Registro

- Tamanho do Bloco

- Densidade de Gravação

- Nº de trilhas

- Label

 

Seqüencial

8 registros

126 bytes

1008 bytes

800 ou 1600 bpi (ver instruções gerais)

9 trilhas

No Label - c/ 1 TAPEMARK no início e outro fim do volume

B - DISCO FLEXÍVEL

1. Formato Físico

- Dimensão

8 polegadas (protocolo SERPRO x ABICOMP

- Face

Simples

- Densidade

Simples

2. Formato Lógico CP/M

- Diretório

- Na trilha 02 com 64 entradas

- Tamanho do Bloco

- 1024 bytes

- Fator de Entrelaçamento

- 6

- 77 trilhas de 26 setores

 

3. Arquivos

- Gerados pelo COBOL ANS 74 (COBOL 80 da DIGITAL RESEARCH)

- Organização Seqüencial

C - DADOS TÉCNICOS COMUNS À FITA MAGNÉTICA E DISCO

- Bytes

Na configuração de 8 BITS em EBCDIC

- Características dos campos

Zonado (Z), alinhado à direita, sem sinal,

Caráter (C), alinhado à esquerda

Alfanumérica (X), alinhado à esquerda

ETIQUETA DE IDENTIFICAÇÃO DO ARQUIVO

Os arquivos deverão estar acondicionados de maneira adequada, de modo a preservar seu conteúdo. Cada volume deverá ser identificado através de etiqueta, contendo as seguintes informações:

- CGC - (Nº de Inscrição/Nº de Ordem - DV) do estabelecimento a que se referem as informações contidas no arquivo.

- Inscrição Estadual - Nº de Inscrição Estadual do estabelecimento informante.

- Convênio 01/84 - indica que o arquivo se compõe de registros fiscais e das tabelas de emitentes e mercadorias, regulado pelo Convênio ICM 01 /84.

- Nome - Firma ou Razão Social/Denominação Comercial do Estabelecimento ou Nome de Fantasia.

- AA/BB - Nº de volumes onde BB significa a quantidade total de volumes entregues e AA a seqüência da numeração na relação de volumes.

Abrangência das Informações - Datas inicial e final que delimita o período a que se refere o arquivo.

Densidade de Gravação (ver instruções gerais) - indica em que densidade foi gravado o arquivo, podendo ser:

. 800 ou 1600 bpi

para fita magnética;

. Simples

para disco flexível padrão (SERPRO x ABICOMP), informando se é ASCII ou EBCDIC;

. Simples ou Dupla

para disco flexível fora do padrão, informando se é ASCII ou EBCDIC.

ESTRUTURA DO ARQUIVO MAGNÉTICO

O arquivo magnético compõe-se dos seguintes tipos de registros:

TIPO 1 -

Registro Mestre de Estabelecimento, destinado à identificação do estabelecimento informante.

TIPO 2 -

Registro da Tabela de Códigos de Emitentes, destinado a informar todos os estabelecimentos que negociam com o prestador das informações

TIPO 3 -

Registro da Tabela de Códigos de Mercadorias, destinado a informar todas as mercadorias movimentadas pelo estabelecimento.

TIPO 4 -

Registro de Item de Nota Fiscal, destinado a especificar todas as características da mercadoria e sua operação.

TIPO 5 -

Registro de Total de Nota Fiscal, destinado a especificar as informações de totalização da Nota Fiscal.

TIPO 6 -

Registro de Nota Fiscal de Venda a Consumidor, modelo 2, ou de máquina registradora, quando lançado no livro Registro de Saídas, destinado a informar, a nível de totais diários, as operações realizadas com consumidor final.

TIPO 9 -

Registro de Totalização de Arquivo, destinado a fornecer dados que permitam validar as informações contidas no arquivo.

MONTAGEM DO ARQUIVO MAGNÉTICO DE DOCUMENTOS FISCAIS

O arquivo deverá ser composto pelos seguintes conjuntos de registros, na ordem abaixo apresentada:

TIPOS DE REGISTROS

POSIÇÕES DE CLASSIFICAÇÃO

A/D

DENOMINAÇÃO DOS CAMPOS DE CLASSIFICAÇÃO

OBSERVAÇÕES

1

     

1 só registro

2

3 a 20

A

Ref. Interna emitente

 

3

3 a 20

A

Ref. Interna Mercadoria

 

4, 5 e 6

3 a 8

A

Data

 
 

118 a 126

A

Numeração do documento

 
 

9 a 22

A

CGC

 
 

1

A

Tipo

 
 

2

A

Situação

 

9

     

1 só registro

 

REGISTRO TIPO= 1

MESTRE DO ESTABELECIMENTO

DENOMINAÇÃO DO CAMPO-

CONTEÚDO

POSIÇÃO

FORM.

OBSERVAÇÕES

Tipo

Será "1"

1 a 1

Z

Será sempre o primeiro do arquivo

Situação

Será "0" (zero) se o sistema processar somente os documentos fiscais de entrada;

Será "1" (um) se o sistema processar somente os documentos fiscais de saída e será "2"(dois) se o sistema processar os documentos fiscais de entrada e saída

2 a 2

Z

-

CGC do Estabelecimento informante

Posições 3 a 10 - Nº Básico

Posições 11 a 14 - Nº de Ordem

Posições 15 a 16 - DV

3 a 16

Z

Deve estar completo com 14 dígitos

Inscrição Estadual do Estabelecimento Informante

 

17 a 34

X

Deverá estar completo com 18 dígitos

Nome do Estabelecimento informante

Firma ou Razão Social/Denominação Comercial

35 a 84

X

Abreviar, se necessário

 

Unidade da Federação do Estabelecimento informante

Sigla da unidade da Federação onde se localiza o estabelecimento

85 a 86

C

-

Abrangência das Informações

Data final do período coberto pelas informações

87 a 92

Z

 

 

Colocar no formato

 

Data inicial do período coberto pelas informações

93 a 98

 

Z

AAMMDD

Filler

Deixar em branco

99 a 126

-

-

FALTA GABARITO DE REGISTRO/SERPRO

 

REGISTRO TIPO = 2.

TABELA DE CÓDlGOS DE EMITENTES

DENOMINAÇÃO DO CAMPO

CONTEÚDO

POSIÇÃO

FORM.

OBSERVAÇÕES

Tipo

Será "2"

1 a 1

Z

-

Situação

Será "0"

2 a 2

Z

-

Código emitente

Código de referência interna do emitente

3 a 20

X

-

Inscrição no CGC

Posições 21 a 28 - Nº Básico

Posições 29 a 32 - Nº de Ordem

Posições 33 a 34 - DV

21 a 34

Z

Deve estar completo com 14 dígitos

Inscrição Estadual

-

35 a 52

X

Deve estar completo com 18 dígitos

Emitente do Documento Fiscal

Firma ou Razão Social/Denominação Comercial

53 a 102

X

Abreviar, se necessário

Unidade da Federação

Sigla da unidade da Federação onde se localiza o emitente

103 a 104

 

-

Filler

Deixar em branco

105 a 126

-

-

FALTA GABARITO DE REGISTRO

 

REGISTRO TIPO= 3

TABELA DE CÓDlGOS DE MERCADORIAS

DENOMINAÇÃO DO CAMPO

CONTEÚDO

POSIÇÃO

FORM.

OBSERVAÇÕES

Tipo

Será "3"

1 a 1

Z

-

Situação

Será "0"

2 a 2

Z

-

Referência

Código de referência interna da mercadoria

3 a 20

X

-

Código de Classificação da Mercadoria

Código de Classificação fiscal da mercadoria segundo a TIPI

21 a 28

Z

Preenchimento exclusivo para contribuintes de IPI

Unidade de Medida

Unidade padrão de medida de acordo com classificação fiscal da TIPI

29 a 30

Z

-

Descrição da Mercadoria

Descrição com informações que caracterizem com precisão a mercadoria como (marca, modelo, tipo, etc...)

31 a100

X

O conteúdo será alfanumérico com letras, dígitos e caracteres especiais

Filler

Deixar em branco

101 a126

-

-

FALTA GABARITO DE REGISTRO

 

REGISTRO TIPO = 4

ITEM DA NOTA FISCAL

DENOMINAÇÃO DO CAMPO

CONTEÚDO

POSIÇÃO

FORM.

OBSERVAÇÕES

Tipo

Será "4"

1 a 1

Z

-

Situação

Será " 1 " para NF MOD 1 para registrar a entrada de mercadoria, será "2" para cancelamento da situação 1, será "3" para NF MOD 1 para registrar saídas de mercadoria, será "4" para cancelamento da situação 3, será "5" para NF MOD 3 e "6" para cancelamento da situação 5.

2 a 2

Z

-

Data

Será a data do recebimento da mercadoria no caso de entrada e a data de emissão no caso de saída.

3 a 8

Z

Colocar no formato AAMMDD

CGC do Emitente/ Destinatário

Posições 9 a 16 - Nº Básico

Posições 17 a 20 - Nº de Ordem

Posições 21 a 22 - DV

Se operação de entrada, constará o CGC do emitente; se operação de saída, constará o CGC do destinatário

9 a 22

Z

Deve estar completo com 14 dígitos.

Substituição Tributária

Base de Cálculo da responsabilidade

23 a 33

Z

 
 

ICM retido pelo contribuinte substituto e destinado à UF do contribuinte substituído

34 a 44

Z

 
 

Unidade da Federação do Contribuinte substituído

45 a 46

C

 

Unidade da Federação do Estabelecimento Emitente/

Destinatário

Se operação de entrada, constará a UF do emitente;

Se operação de saída, constará a UF do destinatário

47 a 48

C

-

Código Fiscal da Operação

Código Fiscal da operação, distinto para cada Nota Fiscal, como consta do Livro Registro de Apuração do IPI/ICM

49 a 51

Z

-

 

REGISTRO TIPO = 4

ITEM DA NOTA FISCAL

 

DENOMINAÇÃO DO CAMPO

CONTEÚDO

POSIÇÃO

FORM.

OBSERVAÇÕES

Código da Situação Tributária Federal

Indica a situação tributária na qual a mercadoria/operação se enquadra

52 a 53

Z

 

 

Conforme tabela a ser publicada através de Ato

Caracterização da Operação

Destina-se a caracterizar a operação dentro da situação tributária na qual a mercadoria/operação se enquadra

54 a 56

Z

Normativo da Secretaria da Receita Federal

Código de Classificação da Mercadoria

Código de classificação fiscal de mercadoria segundo a TIPI

57 a 64

Z

-

Referência Interna

Código de referência interna da mercadoria

65 a 82

X

O código de referência informado deverá, obrigatoriamente, constar da Tabela de Código de Mercadorias.

Quantidade de Mercadoria

Indicar a quantidade na unidade-padrão estabelecida pelo RIPI.

Utilizar somente números inteiros, desprezando as frações inferiores a 0,5 (cinco décimos) e arredondando para maior as frações iguais ou superiores a 0,5 (cinco décimos).

83 a 90

Z

-

Código de Unidade de Medida

Código de unidade padrão de medida de acordo com a classificação fiscal da TIPI

91 a 92

Z

-

Valor da Mercadoria

Valor total do item mercadoria como informado na N.F.

93 a 103

Z

-

Valor do IPI

Valor do IPI obtido pela aplicação da alíquota respectiva segundo o RIPI

104 a 114

Z

-

 

REGISTRO TIPO = 4

ITEM DA NOTA FISCAL

 

DENOMINAÇÃO DO CAMPO

CONTEÚDO

POSIÇÃO

FORM.

OBSERVAÇÕES

Código da Situação Tributária Estadual

Indica a situação tributária na qual a mercadoria/operação se enquadra

115 a 117

-

Conforme Tabela a ser publicada pelas Secretarias de Fazenda ou Finanças dos Estados ou Distrito Federal.

 

Número da NF incluídos série, subsérie e seqüencial

 

-

 

 

Série e número da Nota

Série - 1 posição

118 a 118

X

No caso de série única colocar "U".

Fiscal

Subsérie - 2 posições

119 a 120

Z

No caso de subséries únicas A, B, C, D e E, colocar "99"

 

Número - 6 posições

121 a 126

Z

 

 

FALTA GABARITO DE REGISTRO SERPRO

 

REGISTRO TIPO = 5

TOTAL DA NOTA FISCAL

DENOMINAÇÃO DO CAMPO

CONTEÚDO

POSIÇÃO

FORM

OBSERVAÇÕES

Tipo

Será "5"

1 a 1

Z

 

Situação

Será " 1 " para NF MOD 1 para registrar a entrada de Mercadoria; Será "2" para cancelamento da situação 1; Será "3" para NF MOD 1 para registrar saídas de Mercadorias; Será "4" para cancelamento da situação 3; Será "5 " para NF E MOD 3 e Será "6" para cancelamentos da situação 5

2 a 2

Z

-

Data da Operação

Será a data do recebimento da Mercadoria no caso de operação de entrada e ficará zerada no caso de operação de saída

3 a 8

Z

Colocar no formato AAMMDD

CGC do Emitente/

Destinatário

Posições 9 a 16 - Nº Básico

Posições 17 a 20 - Nº de Ordem

Posições 21 a 22 - DV

Se operação de entrada, constará o CGC do emitente; se operação de saída, constará o CGC do destinatário

9 a 22

Z

Deve estar completo com 14 dígitos.

Inscrição Estadual do Emitente/

Destinatário

Se operação de entrada, constará a Inscrição Estadual do emitente; se operação de saída constará a Inscrição Estadual do destinatário

23 a 40

X

Deve estar completo com 18 dígitos

Unidade da Federação do Estabelecimento Emitente/

Destinatário

Se operação de entrada, constará a UF do emitente; se operação de saída, constará a UF do destinatário

41 a 42

C

-

Data de Emissão

Data da emissão constante da NF

43 a 48

Z

Colocar no formulário AAMMDD

 

REGISTRO TIPO - 5 TOTAL DA NOTA FISCAL

DENOMINAÇÃO DO CAMPO

CONTEÚDO

POSIÇÃO

FORM.

OBSERVAÇÕES

Código Fiscal da Operação

Código Fiscal de operação, distinto para cada nota fiscal, como consta do Livro Registro de Apuração do IPI/ICM

49 a 51

Z

Quando for contribuinte de IPI esta especificação, somente constará dos registros tipo 4.

Nesse caso o conteúdo desse campo ficará zerado

Filler

Deixar em branco

52 a 62

-

-

Outros Valores:

Conforme especificação dos dois campos seguintes:

63 a 84

-

-

Base de Cálculo do ICM

-

63 a 73

Z

-

Despesas Acessórias

-

74 a 84

Z

-

Valor total da Nota

Valor total da Nota como informada na NF.

85 a 95

Z

-

Valor do IPI

Valor do IPI obtido pela aplicação da alíquota respectiva segundo o RIPI

96 a 106

Z

-

Valor do ICM

Valor do ICM obtido pela aplicação da alíquota respectiva

107 a 117

Z

-

 

Número da NF incluídas série, subsérie e seqüencial

-

 

-

Série e Número da

Série - 1 posição

118 a 118

X

No caso de série única colocar "U"

Nota Fiscal

Subsérie - 2 posições

119 a 120

Z

No caso de subséries únicas A, B, C, D e E colocar "99"

 

Sequencial - 6 posições

121 a 126

Z

-

FALTA GABARITO DE REGISTRO DA SERPRO

 

REGISTRO TIPO = 6

NOTA FISCAL DE VENDA A CONSUMIDOR E SUBSTITUÇÃO LEGAL

DENOMINAÇÃO DO CAMPO

CONTEÚDO

POSIÇÃO

FORM.

OBSERVAÇÕES

Tipo

Será "6"

1 a 1

Z

-

Situação

Será " 1 " para Nota Fiscal de Venda a Consumidor, Modelo 2, será "2" para cancelamento da situação "1", será "3" para máquina registradora; será "4" para cancelamento de situação "3"

2 a 2

Z

-

Data da Emissão

Será a data da operação

3 a 8

Z

Colocar no formato AAMMDD

CGC do Emitente

 

9 a 22

Z

Deverá estar completo com 14 dígitos.

Inscrição Estadual do Emitente

 

23 a 40

X

Deverá estar completo com 18 dígitos

Unidade da Federação do Emitente

 

41 a 42

C

 

Filler

 

43 a 100

   

Valor

 

101 a 111

Z

Situação 1: Será o somatório das Notas Fiscais, Modelo 2, cujos números constituem uma seqüência contínua do dia.

Situação 3: Será o total das operações do dia de cada máquina registradora

Nº Inicial da Nota/

Nº Inicial de Ordem

 

112 a 117

Z

Situação 1: Será o nº da Nota Fiscal que inicia a seqüência contínua considerada.

Situação 3: Será o número inicial de ordem dos cupons emitidos em cada máquina registradora

REGISTRO TIPO = 6

NOTA FISCAL DE VENDA A CONSUMIDOR E SUBSTITUÇÃO LEGAL

DENOMINAÇÃO DO CAMPO

CONTEÚDO

POSIÇÃO

FORM.

OBSERVAÇÕES

Série-Subsérie/Nº Máquina Registradora

 

118 a 120

X

Situação 1: Para série, será sempre "D", caso não haja subsérie, colocar "99"

Situação 3: Será o nº atribuído à Máquina Registradora pelo estabelecimento

Nº Final da Nota/

Nº Final de Ordem

 

121 a 126

Z

Situação 1: Será o número da Nota Fiscal que encerra a seqüência contínua considerada.

Situação 3: Será o número final de ordem dos cupons emitidos em cada máquina registradora

FALTA GABARITO DE REGISTRO/SERPRO

 

REGISTRO TIPO=9

TOTALIZAÇÃO DO ARQUIVO

DENOMINAÇÃO DO CAMPO

CONTEÚDO

POSIÇÃO

FORM.

OBSERVAÇÕES

Tipo

Será "9"

1 a 1

Z

-

Situação

Será "9"

2 a 2

Z

-

CGC do Estabelecimento informante

Posições 3 a 10 - Nº Básico

Posições 11 a 14 - Nº de Ordem

Posições 15 a 16 - DV

 

 

3 a 16

 

 

Z

Deve estar completo com 14 dígitos

Inscrição Estadual do Estabelecimento Informante

-

 

 

 

17 a 34

 

 

 

X

Deverá estar completo com 18 dígitos

Total de registro Tipo = 2

Quantificação dos registros Tipo = 2 contidos no arquivo

35 a 41

Z

-

Total de Registros

Tipo = 3

Quantificação dos Registros

Tipo = 3 contidos no arquivo

42 a 48

Z

-

Total de Registros

Tipo = 4

Quantificação dos Registros

Tipo = 4 contidos no arquivo

49 a 58

Z

-

Total de Registros

Tipo = 5

Quantificação dos Registros

Tipo = 5 contidos no arquivo

59 a 68

Z

-

Total de Registros

Tipo = 6

Quantificação dos Registros

Tipo = 6 contidos no arquivo

69 a 78

Z

-

Total Geral dos Registros

Quantificação dos Registros Tipo = 1+ 2 + 3 + 4 + 5 + 6 + 9 contidos no arquivo

79 a 88

Z

 

Filler

Deixar em branco

89 a 126

-

-

 

FALTA GABARITO DE REGISTRO SERPRO

 

RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO

O arquivo em meio magnético será apresentado junto com o Relatório de Acompanhamento que se constitui de uma única página contendo o resumo das informações contidas no arquivo.

CONTEÚDO

1) CGC do Estabelecimento Informante - código completo com 14 dígitos incluindo Nº Básico, Nº de Ordem e DV.

2) Inscrição Estadual do Estabelecimento Informante - código completo com até 18 posições (letras e/ou dígitos).

3) Nome do Estabelecimento Informante - Firma ou Razão Social/Denominação Comercial do Estabelecimento Informante.

4) Equipamento Utilizado - Marca e Modelo do equipamento utilizado na geração do arquivo.

5) Sistema Operacional - especificar o sistema operacional do equipamento utilizado.

6) Abrangência das Informações - período abrangido pelas informações contidas no arquivo.

7) Densidade de Gravação.

8) Totalizadores por Tipo de Registro

.Tipo = 1

.Tipo = 2

.Tipo = 3

.Tipo = 4

.Tipo = 5

.Tipo = 6

.Tipo = 9

9) Total Geral de Registros no Arquivo - (1 + 3 + 4 + 5 + 6 + 9)

10) Indicação do meio magnético apresentado com o respectivo total de volumes.

 

FALTA GABARITO(2)

 

RECIBO DE ENTREGA

A apresentação do arquivo previsto no Convênio ICM 01/84 será acompanhada de Recibo de Entrega, preenchido em 3 (três) vias, pelo estabelecimento.

O preenchimento dos campos do Recibo de Entrega obedecerá às seguintes instruções:

DADOS GERAIS

ITEM 01

- Deixarem branco

ITEM 02. PRIMEIRA APRESENTAÇÃO

- Assinalar com " x " uma das seguintes quadrículas, conforme a situação.

SIM - no caso da primeira apresentação de cada período solicitado.

NÃO - no caso de retificação à primeira apresentação.

Em qualquer hipótese, somente uma dessas quadrículas deverá estar sempre

preenchida.

ITEM O3. PERÍODO

- Indicar o ano (19XX) quando o conteúdo do arquivo cobrir todo o exercício de apuração ou a data inicial e final (DD/MM/AA a DD/MM/AA) quando o conteúdo do arquivo cobrir somente parte do exercício de apuração.

ITEM 04. CARIMBO DE INSCRIÇÃO ESTADUAL

- Apor, de forma legível, o carimbo de Inscrição Estadual do estabelecimento, quando exigido pela legislação do Estado.

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO E ENDEREÇO DO ESTABELECIMENTO

ITEM O5. CGC (Nº BÁSICO/ORDEM) - DV

- Preencher com o nº de inscrição completo (Básico, Ordem e DV) no CGC.

ITEM 06. FIRMA OU RAZÃO SOCIAL/NOME

- Indicar, evitando abreviar, o nome do estabelecimento declarante.

ITEM 07 a 14. ENDEREÇO DO ESTABELECIMENTO

- Colocar dentro de cada item apenas o que está sendo solicitado.

ESPECIFICAÇÃO DO ARQUIVO ENTREGUE

ITEM 15. MEIO MAGNÉTICO ENTREGUE

- Assinalar com " x ", conforme a situação, a quadrícula 1 ou 3 ou 5 ou 7.

ITEM 16. Nº DE VOLUMES DO ARQUIVO

- Anotar o nº de volumes apresentados do arquivo magnético.

ITEM 17. ESPECIFICAÇÃO DO MEI0 MAGNÉTICO

- Especificar o meio magnético apresentado (preencher somente se indicada a última opção do item 15).

IDENTIFICAÇÃO DO DECLARANTE OU RESPONSÁVEL

ITEM 18. NOME LEGÍVEL

- Indicar, por extenso, o nome da pessoa autorizada a representar o estabelecimento junto ao Fisco Estadual/Federal.

ITEM 19. TELEFONE

- Anotar o número do telefone onde a pessoa indicada no item anterior poderá ser encontrada.

ITEM 20. DATA

- Colocar a data em que foi preenchido o formulário.

ITEM 21. ASSINATURA

- Deverá ser aposta a assinatura do responsável pela declaração, em todas as vias.

FORMA, LOCAL E PRAZO DE APRESENTAÇÃO

A entrega do arquivo magnético consiste na sua apresentação ao órgão do Fisco nomeado para este fim, segundo instruções complementares ou intimação lavrada pela autoridade competente, acompanhado da listagem de acompanhamento (em 2 vias) e do Recibo de Entrega (em 3 vias).

DEVOLUÇÃO DO ARQUIVO MAGNÉTICO

O arquivo magnético será recebido condicionalmente e submetido a teste de consistência. Caso se constate que não foram observadas estritamente as especificações descritas neste manual, o arquivo será devolvido para correção juntamente com uma Listagem Diagnóstico que indicará as irregularidades encontradas.

Os volumes do arquivo aceito serão devolvidos ao declarante juntamente com o Recibo de Entrega definitivo.